top of page

Flora

Flora

A Vila de Paranapiacaba é caracterizada pela Mata Atlântica, possui uma vegetação bastante densa, com abundância de árvores, além da presença de trepadeiras e epífitas, que revestem os troncos e entrelaçam os ramos, dificultando a chegada de luz no solo. As principais espécies encontradas na região são:

Baguaçu (Talauma ovata)

O Baguaçu é encontrado principalmente na região sul de São Paulo, desenvolve-se em terrenos úmidos, às vezes em áreas completamente inundadas. As folhas são simples e as flores são amareladas de tamanho médio. O fruto é de cor verde escura e se assemelha a uma pinha, quando maduro as sementes de tom avermelhado ficam visíveis. A fauna silvestre se alimenta do fruto e a casca pode ser utilizada para uso medicinal.

Fonte: Planeta Sustentavél

Cambuci (Campomanesia phaea)

O Cambuci é encontrado na floresta atlântica principalmente na região do Rio de Janeiro e de São Paulo. As árvores são pequenas e de copa alongada, as folhas são simples e finas e as flores são solitárias e os frutos são maduros e ácidos. Desenvolve-se em terrenos profundos, úmidos, ácidos e/ou com constituição arenosa. O fruto pode ser utilizado na fabricação de geleias, sorvetes e sucos ou doces.

Fonte: CRFG ORG

Quamirim-vermelho (Gomidesia spectabilis)

O Quamirim-vermelho é encontrado exclusivamente na floresta pluvial e de encosta da Mata Atlântica. As árvores são de pequeno porte e a copa é bem ramificada, as folhas são grossas e as flores nascem em cachos de formas variadas, os frutos são amarelados ficando vermelho e quando maduros ficam arroxeados. As flores são utilizadas para arborização urbana, o fruto pode ser consumido, mas em pequena quantidade, pois causa uma sensação de fechamento na garganta.

Fonte: FPS

Tamanqueiro (Aegiphila sellowiana)

O Tamanqueiro é encontrado principalmente em campos e matas degradadas. A árvore é rústica de pequeno porte, os galhos são quebradiços, as folhas são simples e ásperas, as flores são brancas e em cachos e os frutos são pequenos e ficam avermelhados quando maduro. É utilizado principalmente para a alimentação da fauna

Fonte: Sociedade Chauá

Manacá-daserra (Tibouchina mutabilis)

A Manacá-daserra é nativa da Mata atlântica, desenvolve-se em terrenos planos e fértil, a árvore pode ser de baixo a médio porte, as folhas são pilosas e verde-escuras, as flores são solitárias e grandes e desabrocham com as cores brancas, violetas e rosas. É utilizada principalmente para o paisagismo urbano

Fonte: Flores e Folhagens

bottom of page