Reserva Biológica
Foi criada por Hermann Friederich Albrecht von Ihering em 26 de abril de 1909 a Primeira Estação Biológica da América do Sul. Em 1938 o Instituto de Botânica assume a administração Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba (RBASP), regulamentada pelo Decreto Estadual 24.714, de 07/02/1986
A reserva é uma UC(Unidade de conservação), integral, ou seja, que não tem contato com turistas, ou grande público de massa, não é aberto, o intuito é proteger essa mata.(Lei SNUC de 18 de Julho de 2000, Capítulo III, Art. 10)
Engenheira Agrônoma Maria de Fátima Scaf , fez uma pesquisa sobre a reserva, e diz que o clima caracteriza - se como tropical de altitude, com temperaturas variando entre 14 C a 22 C. A umidade relativa do ar apresenta média 80%. A Reserva inclui parte dos mananciais de água do Rio Grande, da bacia hidrográfica que forma a Represa Billings, e nascentes e córregos contribuintes do Rio Moji e da Bacia do Rio Cubatão (na vertente Atlântica).
Atualmente alguns projetos são feitos pelo instituto com cunho acadêmico, por pesquisadores da administração, mas também atendem estudos de projetos de graduação e pós graduação, com vertentes de biodiversidade.
As analises e estudos feitos na reserva foram publicados no livro “Patrimônio da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba” editado pelo Instituto de Botânica.