
Museus
Museu Funicular

Fonte: Pedagomack
​
Museu Castelinho

Fonte: Eco Viagem
O museu funicular, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviaria (ABPF), é um dos atrativos mais impressionantes da vila.
​
Segundo o (ABPF) O sistema funicular e o conjunto ferroviário constituem exemplar único no mundo, talvez o melhor exemplo da técnica e tecnologia Britânica do Século XIX.
O museu conta com vagões, locomotivas a vapor e elétrica, maquinas que auxiliavam no processo de subida e descida do trem, porque a região era muito inclinada, e por esse fator o sistema funicular era a melhor opção na época
​
Informações Uteis
​
Entrada: R$ 5,00
Horário de Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
O Museu Castelinho foi onde viveu o engenheiro-chefe da estação ferroviária de Paranapiacaba. A casa foi construída no ponto privilegiado da Vila, pois o engenheiro tinha uma visão completa do pátio de manobras e de lá gerenciava os trens que chegavam e partiam.
A edificação foi restaurada em 2005 e no acervo contém objetos da época em que o engenheiro-chefe vivia na casa, como mobiliário, quadros, relógios, etc. Além de uma maquete física de toda a Vila, cinco tótens instalados no piso superior com fotos da vista das janelas do Museu Castelo e banners que contam a história da Vila.
Informações Uteis
​
Valor: R$ 2
Horário de Funcionamento: Das 10 às 16h
Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo de Paranapiacaba - CDARQ

Fonte: Informa ABC
Casa da Memória

Fonte: Destinos incríveis
Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo de Paranapiacaba - é o conjunto de quatro casas típicas da Vila que abriga uma exposição permanente sobre formação urbana de Paranapiacaba.
No CDARQ podemos observar maquetes sobre os estilos das casas de casais e de solteiros que estão divididas por tipologias e as modificações que ocorreram com o passar do tempo. Além de encontrar exemplares de materiais utilizados na construção da Vila.
Informações Uteis
​
Entrada franca
Horário de Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
A casa da Memória foi restaurada pela prefeitura de Santo André em 2003. Era uma casa de chefe de estação e abriga as memórias individuais e coletivas dos moradores da Vila de Paranapiacaba.
Segundo a Prefeitura é um espaço intermidiático e interdisciplinar, expositivo, educativo, contemporâneo e local de encontro para mostras, cursos, palestras, oficinas, apresentações, audições, projeções, assim como de um “Museu da Memória”, da paisagem humana da Vila.
​
Informações Uteis
​
Entrada franca
Horário de Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h