top of page

Fauna - Aves

​

 

 

O estudo de Aves feito pelo Programa ambiental: a ultima arca de noé em outubro de 2006, fez um levantamento avifauna (Conjunto das aves de um local) da região da vila, em específico no  Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. As observações foram feitas pelo (birdwatcher) Antônio Silveira . E foram identificadas 127 espécies de aves.

​

Segundo o Programa Ambiental, afirma que ao  redor da Vila está o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, unidade de conservação municipal com 400 hectares, praticamente toda coberta por florestas do bioma Mata Atlântica, sendo um excelente local para observação de aves, já que possui algumas trilhas. A região está entre 700 a 1.100 metros de altitude.

​

LISTA PRELIMINAR E CUMULATIVA DA AVIFAUNA DE PARANAPIACABA-SANTO ANDRÉ-SP

por Antonio Silveira

​

​

​

Nomes: Português, científico e em inglês
TINAMIDAE: Família endêmica da região Neotropical, reúne aves terrestres de aspecto galináceo, embora sejam parentes mais próximos das emas (Rheidae). Mais de 90% das espécies vivem no Brasil, já que as aves dessa família habitam do México à Patagônia, tendo nosso país como maior e mais central área de ocorrência. A maior parte das espécies ocorre na Bacia Amazônica.
Fonte: PhotoAves
Macuco: Tinamus solitarius, Solitary Tinamou
Fonte: ismaeljsnature
Ovo do Macuco
Fonte:    Sidnei Coelho   
Inhambu-guaçu: Crypturellus obsoletus; Brown Tinamou
Ovo da Inhambu
Fonte: Biofaces
CATHARTIDAE: A Família Cathartidae engloba os urubus e o condor. Os catartídeos possuem bico perfurado, não apresentam siringe e possuem a cabeça e pescoço nus, que facilita a higiene apos a alimentação.
 Urubu-de-cabeça-vermelha: Cathartes aura; Turkey Vulture
Fonte:  Aves de rapina brasil
Fonte: foto search
Ovo Urubu-de-cabeça-vermelha

Urubu-de-cabeça-preta: Coragyps atratus;  Black Vulture

Fonte:  Agnaldo Severo
Ovo Urubu-de-cabeça-preta
ACCIPITRIDAE: A Família Accipitridae composta de aves de rapina, abundantes na América do Sul e com muitos gêneros restritos ao continente americano. Reúne espécies de pequeno, médio e grande porte e está representada em todos os biomas brasileiros. São predadores e atacam todos os tipos de presas por meio de técnicas variadas, conforme adaptações morfológicas próprias a cada espécie. Muitas espécies planam em correntes ascendentes a grande altura, ao lado de urubus e muitas desenvolvem hábitos migratórios, percorrendo grandes distâncias, especialmente quando oriundas do Hemisfério Norte. A maioria das espécies vive solitária ou aos casais e poucas desenvolvem hábitos gregários. Constroem os ninhos em forma de plataformas sobre árvores, escarpas rochosas ou no solo. Ocorrem também espécies com grande dimorfismo sexual e outras com plumagens similares em ambos os sexos, mas com diferenças consideráveis no tamanho, sendo os machos, usualmente, menores que as fêmeas.
Fonte: PhotoAves
Gavião-carijó: Rupornis magnirostris;  Roadside Hawk
Ovo do Gavião-carijó
CHARADRIIDAE: Representados pelo quero-quero e pelas batuíras, são aves pernaltas de bicos curtos. Não entram na água e algumas espécies vivem longe dela. Várias espécies são migratórias.
Fonte: Wiki Aves
Quero-quero: Vanellus chilensis; Southern Lapwing
Fonte: Guia Petecia
Fonte: g1- globo
Ovo do Quero-quero
​​COLUMBIDAE:  É uma família de aves columbiformes que inclui os pombos, pombas, rolas e rolinhas. Em latim Columbus significa pomba, e vários nomes de gêneros derivam desta denominação.

Há cerca de 300 espécies desta famílias distribuídas em todos os continentes. Os columbídeos são aves de pequeno e médio porte, com pescoço, bico e patas curtas, que se alimentam de sementes e frutos. O casal que se reúne na época de reprodução, constrói ninhos não muito sofisticados, onde chocam dois a três ovos brancos. Os columbídeos são em geral espécies cinegéticas, caçadas pela sua carne. Vivem em média até aos 15 anos.

Rolinha-roxa: Columbina talpacoti;  Ruddy ground-Dove
Fonte: Passaros Cantos

Juriti-pupu: Leptotila verreauxi;  White-tipped Dove

Fonte: Dario Lins
Ovo de Rolinha-roxa
Fonte: Overmundo
Ovo de Juriti-pupu

PSITTACIDAE: Os Psittacidae são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Tem a capacidade de imitar, todos os tipos de som, inclusive palavras. Animais longevos, cujas espécies maiores podem viver mais de 50 anos. Os casais formam-se quase sempre para toda a vida e são inseparáveis. As demonstrações amorosas podem ser observadas ao longo de todo o ano. As aves tratam da plumagem uma da outra, tocam os bicos e alimentam-se mutuamente. Nidificam quase invariavelmente em cavidades e põem ovos brancos. Apenas alguns constroem grandes ninhos esféricos nas árvores. Os filhotes, nidícolas, nascem desprovidos de penas e cegos, sendo alimentadas pelos progenitores do ninho durante um longo período. A dieta é, sobretudo de origem vegetal, embora também capturem insetos, especialmente durante a alimentação das crias. A grande maioria das espécies é muito sociável e vive em bandos ao longo de todo o ano, ou pelo menos, após a reprodução.

Fonte: Wikiaves

Fonte: Guia Petecia
Periquito-verde: Brotogeris sp;  Parakeet
Fonte: periquitoseou
Ovo de Periquito-verde

CUCULIDAE: A Família Cuculidae é composta de aves da ordem dos Cuculiformes conhecidas pelo nome vulgar de Alma-de-gato, jacus-estalo, anus ou sacis. O grupo está mais diversificado na Europa e nas Américas. Alimentam-se basicamente de insetos.

Anu-preto: Crotophaga ani; Smooth-billed Ani

Fonte: zoologia 2013
Ovo Anu-preto

TROCHILIDAE: A família Trochilidae é originária das Américas e ocorre desde o Alasca até a Terra do Fogo, no extremo sul do continente, numa grande variedade de habitats. A maior biodiversidade da família encontra-se no Brasil e Equador que contém cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flores. Os beija-flores atuam como polinizadores de flores das mais diversas famílias botânicas e usam seu longo bico, provido de uma língua bífida enorme, para sugar o néctar das flores, competindo com outras aves e insetos por essa fonte de alimento. Pequenos, mas valentes, defendem seus territórios até mesmo de aves bem maiores. Gostam bastante de água e tomam banho em poças no chão ou em bromélias, lançam-se contra folhas e se molham na umidade destas. Tomam demorados banhos de sol para a termorregulação da temperatura de seus corpos e para compensarem a excessiva perda de energia decorrente de sua escassa massa corporal.

Fonte: Photo Aves

Beija-flor-tesoura: Eupetomena macroura; 
Swallow-tailed Hummingbird
Fonte: Ademir Carosia
Ovo Beija-flor-tesoura
Besourinho-de-bico-vermelho: Chlorostilbon lucidus;
Glittering-bellied Emerald
Fonte: Ademir Carosia
Ovo Besourinho-de-bico-vermelho
THAMNOPHILIDAE: É uma família de aves passeriformes insetívoras que compreende cerca de 220 ​​espécies e está praticamente restrito às planícies e florestas de altitude mais baixas da região neotropical. Ocupam praticamente todos os nichos que uma floresta pode oferecer a um pássaro insetívoro, desde o sub-bosque até as copas, havendo espécies sintópicas pertencentes a um mesmo gênero, mas cada qual forrageando em estratos diferentes de vegetação como acontece com Myrmotherula ou Dysithamnus
Fonte: Wiki Aves
Choca-da-mata: Thamnophilus caerulescens; Variable Antshrike
Ovo Choca-da-mata
Fonte: Wiki Aves
Para continuar vendo a pesquisa clique aqui
bottom of page